domingo, janeiro 04, 2009

436. DNA

Até ontem, o nome do escritor inglês Douglas Noel Adams (D.N.A.) era-me desconhecido.

O que se passou então de extraordinário para que passasse a conhecer este escritor? Apenas um filme idiota na SIC. Estava a fazer o zapping quando dou com um filme estúpido sobre um presidente galáctico em fuga pela galáxia. Fiquei a ver durante algum tempo, mas não cheguei a ver o fim. Algum tempo depois fiquei curioso, talvez pelo tom burlesco do filme, o que me levou mais uma vez à wikipedia, não sem antes ter feito uma paragem no site da SIC para ver o nome do dito filme.

Pelo que li, o Hitchiker's Guide to the Galaxy começou por ser uma peça radiofónica para depois tomar diversas formas, desde o livro à série televisiva. Foi escrita por um escritor ligado aos Monty Phyton e à série do Doutor Who.

O que eu estranho é o facto de estas séries nunca terem tido sucesso aqui. Desconhecia o Hitchiker's Guide, conheço pouco do Doutor Who, e vi apenas alguns episódos dos Monty Phyton. Embora sejam séries antigas, não seria melhor dar isto do que o lixo que nos bombardeia a todo o instante?

Já agora, aqui vai uma sinopse muito rápida (bota rápido nisto) do filme: é a história de um inglês que tem um vizinho que se revela alienígena e que o salva da destruição da Terra para a construção de uma via rápida de hiperespaço. Depois de muitas peripécias ele descobre uma cópia de segurança da terra que activa de forma a que as coisas continuem como antes.

Douglas Adams era, pelo que podemos ver pela sinopse muito rápida (bota rápido nisto), um GECKO, talvez um dos maiores que alguma vez existiu. Faleceu aos 49 anos no seu ginásio privado, vítima de ataque cardíaco.