domingo, julho 31, 2011

480. Cinquenta por cento

Há promoções que se vê mesmo terem sido feitas por génios. Há algumas semanas atrás, ou ainda existe actualmente, não faço ideia porque não vou lá assiduamente, uma determinada cadeia de supermercados cujo nome começa por L, acaba também por L e no meio tem um I e um D, resolveu fazer uma promoção que tinha como objectivo diminuir o sofrimento causado aos Portugueses pela imposição do chamado "imposto extraordinário".

Extraordinariamente, os Portugueses vão ter de dar metade do subsidio de Natal, e eles então tiveram a ideia extraordinária de reduzir para metade o preço de determinados artigos, como por exemplo o azeite. Já não me lembro se era azeite extra ou não, mas gerou um verdadeiro tumulto, como se tivesse havido um cataclismo natural grave que tivesse dado cabo das oliveiras em todo o mundo e só existissem ali, nos tais supermercados.

Ora o tumulto gera confusão, e neste país de gente de brandos costumes, sempre que há confusão, há pancadaria. Raramente há mortes, é certo, porque somos gente de brandos costumes. Neste aspecto somos parecidos com os Noruegueses.

Sempre que há pancadaria, está lá a televisão, dando cobertura nacional à promoção, de uma forma completamente gratuita, e sem terem de pagar as elevadas taxas de publicidade.

Não sei se os mentores da dita promoção previam isto, mas pelo sim, pelo não, tiro-lhes o chapéu...