quinta-feira, maio 09, 2019

491. Oh my GoT, Marketing Viral!

Quebro o silêncio para constatar um facto banal: o mundo é conduzido implacavelmente pelo marketing e pela publicidade em geral. Basta olharmos para as ruas de qualquer cidade, qualquer canal de televisão, revista ou página de Internet (que não seja a Wikipedia, que ostentam orgulhosamente a bandeira se só fazerem publicidade a eles próprios). Tudo isto tem custos e sustenta uma das indústrias mais rentáveis que existe no mundo. 

Basta vermos os filmes de Hollywood: não há um único filme urbano que não tenha uma personagem que trabalhe na área. Mesmo assim, neste sistema onde tudo é pago, há fenómenos quase inexplicáveis que de um momento para o outro se tornam extremamente populares. Chamam a estes fenómenos de "marketing viral" e grassam nas redes sociais como verdadeiras ervas daninhas que furam o sistema e provam a fragilidade de toda a indústria. 

Um exemplo típico aconteceu no 4º episódio da Série Game of Thrones. Alguém reparou que havia um copo que aparentava ser da Starbucks em cima de uma mesa de um banquete que era suposto passar-se na época medieval (e sim, ainda não existia Starbucks, muito menos café). Este facto foi imediatamente notado e foi propagado pelas redes sociais mesmo depois de ter sido apagado da versão oficial pelos produtores da série. Geraram-se múltiplas versões e tornou-se mundialmente conhecido - afinal, tinha sido a coisa mais interessante do episódio antes da Missandei ter perdido a cabeça. 

Hoje veio a público o ganho astronómico que a cadeia de cafés americana arrecadou em publicidade gratuita, mesmo que tenha ficado provado que, afinal, não era um copo da Starbucks e nem tinha café mas um chá de ervas que a Emilia Clarke tinha pedido.