segunda-feira, junho 09, 2008

318. Enganado

Tenho dito a muito boa gente que não acreditava nesta selecção de "putos". O jogo com a Turquia fez-me ver o meu engano. Talvez a histeria colectiva gerada em torno do estágio em Viseu e posteriormente com a chegada da selecção à Suiça talvez tenha algo de histórico. O facto de, pela primeira vez, termos uma verdadeira equipa.

Talvez não tenhamos grandes atacantes, mas a equipa é sólida, a defesa e o meio-campo são excelentes, e depois temos um conjunto de jogadores que a qualquer momento podem enfiar o esférico na baliza do adversário.

Se alguma coisa ficou provado no jogo de sábado foi que a Selecção aprendeu com os erros (leiam-se experiências falhadas) durante a fase de qualificação, os quais iam custando a presença de Portugal nas finais. Além disso ficou provado que a selecção não é só Ronaldo. Ele é muito bom, mas vem de uma temporada desgastante em Inglaterra, e além disso é tão falado que se torna imediatamente um alvo a abater pelas defesas dos adversários. Mas ele lida bem com adversidades e com a pressão. O facto dele ser o alvo privilegiado abre uma oportunidade na defesa para os outros jogadores tentarem a sua sorte.

Scolari tem o privilégio nesta competição de ter no banco uma "dream-team", onde todos os jogadores, sem excepção, revelam qualidades muito acima da média. O facto da competição ser na suiça, faz com que a Seleccão tenha o mesmo apoio que teria se o campeonato se realizasse aqui no burgo, dado o tamanho da comunidade Portuguesa naquele país.

Mesmo que não ganhemos este ano são jogadores jovens que de certeza terão muitas alegrias para nos dar.

A jeito de nos fazer esquecer o cinto, que de tão apertado não nos permite sequer respirar, quanto mais gritar a plenos pulmões "Portugal, Portugal!"