quarta-feira, março 11, 2009

462.Animação

Tenho por hábito há longos anos não ligar peva ao que os críticos de cinema dizem do alto da sua sabedoria suprema. Em geral isso poupa-me dinheiro e tempo.

Uma feliz excepção levou-me a ouvir um crítico de cinema na rádio falar bem de "Coraline e a porta secreta", o último filme de animação feito por um dos animadores que colaborou em alguns dos filmes de animação de Tim Burton, e devo dizer que gostei.

Sendo um filme de animação, tem uma qualidade surpreendente. Do melhor que tenho visto nos últimos anos.

O facto de não se ouvir falar mais deste filme espanta-me. O que vemos e devemos ouvir é ditado pelos milhares gastos em campanhas publicitárias, não pela qualidade das coisas. Especialmente quando não são coisas de consumo imediato, tipo sopa passada - para vermos bem Coraline é preciso mastigar, sermos confrontados com nós próprios, e o grande dilema dos pais e dos filhos.