segunda-feira, fevereiro 25, 2008

237. Monstros

Acabei de ver um filme radical. Em todos os aspectos.

Cloverfield é uma mistura entre Godzilla, Alien e Blair Witch. Seco e duro, consta do visionamento de um filme tirado directamente de uma "handy cam", ao longo de um ataque de uma criatura que destrói literalmente Nova Iorque. Talvez um primo afastado de Bin Laden, mas sem a Barba e com sérios problemas de locomoção.

É uma lufada de ar fresco cinematografico a todos os níveis, a começar desde logo pela promoção, que é descrita na internet como sendo "vírica". Um autêntico virus, feito desde o ínicio com recurso à internet, usando trailers no youtube e sites do género.

Seja como fôr, vale a pena cada minuto (de qualquer forma o filme só tem 1:13)...

PS - Pormenor importante: durante o tempo que esteve nas salas, o filme só aparecia na agenda e na apreciação do crítico, onde tinha geralmente uma classificação de "bom". No entanto não aparecia nenhum texto a acompanhar a crítica, como se o filme aparecesse ali do nada. Ou seja, como se não houvesse dinheiro para pagar aos críticos para escrever um parágrafo a comentar o filme. Pelo menos foi assim em todos os jornais que pude consultar.