quinta-feira, janeiro 03, 2008

205. Novas modas

Com esta proibição de fumar em espaços públicos e locais de trabalho, os portugueses começam já a implementar novos hábitos.

Se não se pode fumar dentro das instalações, fuma-se lá fora. E lá estão eles, a fazer uma roda, cada um agarrado ao seu tubinho de papel a arder. Isto até o administrador da empresa decidir que dá cabo da imagem da empresa ver um monte de gatos pingados cá fora a poluir.

Nos cafés, além do grupo de fumadores que se reunem à porta, começa uma nova moda: os fumadores não se conseguem libertar assim tão facilmente do vício de fumar enquanto tomam o café, pelo que chegam a levar a chicara de café para o exterior, devolvendo-a depois do cigarrito acabado.

Tudo isto faz lembrar o livro "Inforescravos", de Douglas Coupland, onde os funcionários da Microsoft distinguiam facilmente os Europeus porque eram os únicos que se reuniam no exterior para fumar, mesmo debaixo da chuva.

Embora goste da medida de não se fumar nos restaurantes e locais de trabalho, tenho um certo receio que tanta proibição faça aumentar ainda mais a incidência de fumadores nas camadas mais jovens, apelando ao sentido do "fruto proibido". Além disso, muitos fumadores vão ter tendência a fumar mais (porque onde antes fumavam um cigarro agora fumam dois, para dar para o trabalho de andar a subir e descer escadas).