terça-feira, janeiro 15, 2008

220. Arquivamento

Descobri hoje uma expressão nova. "Despacho de Arquivamento". É o nome técnico do ofício gentilmente enviado pelo tribunal para minha casa indicando que a polícia tinha desistido de procurar os culpados pelo assalto ao meu carro, onde levaram a bolsa da minha esposa.

Primeiro, tenho que indicar que a minha esposa ficou mais assustada por receber uma carta do TRIBUNAL do que com o assalto propriamente dito, o que reflecte perfeitamente a nossa consideração pelas instituições. Creio que cada um representa o seu papel, e se agimos com honestidade não temos de temer ninguém (pelo menos ninguém que também venha munido da mesma atitude).

Como achei interessantes os termos do tal despacho, aqui fica ele, retirados os pormenores pessoais:

"Compulsados os autos verifica-se que, apesar das diligências encetadas, não foi possível até ao momento carrear elementos indiciários bastantes sobre a identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s) de Furto Simples participado por _____________ a que o imputa a desconhecidos.

Não se afigurando por ora outras diligências úteis a ordenar conducentes à descoberta do(s) agente(s) criminoso(s), determino o arquivamento dos autos nos termos do art...."

Uma verdadeira obra de arte da literatura nacional, à qual não falta inclusivamente um final infeliz...

PS - Gostava de ser uma mosca para poder saber o que significa realmente "...diligências encetadas...". Terão os senhores agentes chegado a levantar os respectivos traseiros das cadeiras? Se tivessem pedido os números das contas poderiam verificar na Caixa Geral de Depósitos a hora em que os gatunos tinham tentado levantar dinheiro com um dos nossos cartões. E depois poderia ir à agência do Banco Popular e efectuar diligências para solicitar à SIBS a gravação do vídeo de vigilância que a mesma caixa de multibanco costuma ter. Até posso afirmar que foi em Lamaçães, pelas informações que tive da Caixa Geral de Depósitos. Mas eu não sou polícia, como me acusou um Senhor Agente, que me disse estar a fazer o trabalho da polícia. Pelo que não fiz mais nada e esperei que a polícia chegasse à mesma conclusão. Teria sido isto incluído nas tais "diligências encetadas"? Só espero que os criminosos não façam um novo assalto de que resulte alguém ferido.