quinta-feira, janeiro 03, 2008

206. Primeiro filme do ano

Tenho a vergonha de dizer que descobri recentemente o filme "Happy Feet".

A vergonha não reside tanto no facto de ser um filme de animação (afinal, nunca vou ter vergonha de dizer que continuo fanático por bons filmes de animação), mas sim no facto de só agora ter visto este filme, que considero, pura e simplesmente, soberbo.

Mais do que um filme, fica a mensagem, ou melhor as muitas mensagens, fica a banda sonora, fica a beleza dos cenários e da animação. Fica a inteligência, rara nos dias que correm, de não tentar misturar os dois mundos, animal e humano - isto fica patente no facto dos humanos serem filmados por pessoas reais, separadas por um vidro ou pela distância.

Os artistas perceberam que, para não estragar o filme com patéticas representações digitais de humanos, condenadas desde o início ao fracasso, mais valia usar imagens reais, e o resultado é assombroso.

Vale a pena pensar que daqui a pouco tempo vamos ter modelos foto-realistas de uma pessoa, o que de certeza vai mandar muitos actores para o desemprego (podem começar pelo Mr. Stallone, please...)