quinta-feira, abril 10, 2008

281. Estupidez em grupo

Existe um recurso na internet, que rapidamente está a cair em desuso em virtude a generalização dos blogs, que são os "grupos" ou "newsgroups". Consistem essencialmente numa comunidade de utilizadores para os quais podemos enviar dúvidas que serão respondidas, eventualmente, por alguém que já tenha passado pelo mesmo problema.

Agora o grande problema é que nada ultrapassa o ego dos informáticos, nem mesmo o Obikwelu. Deixo aqui dois exemplos (o primeiro juro que não se passou comigo :) ):

1.

Alguém colocou num grupo sobre bases de dados a seguinte questão:

"A base de dados está a somar mal. Tenho três parcelas, 90, 86 e 8, e o computador insiste em dizer que o resultado é 184. Ora qualquer pessoa que tenha andado na escola sabe que o resultado certo é 182. O que aconselham?"

Obteve uma quantidade imensa de respostas do género "volta para a escola", ou "muda de escola". Até que o próprio deu pelo erro e pediu desculpa.

Podiam ter simplesmente dito "Pá, és um grande parvo que não sabe somar direito, seu grandecíssimo filho de um ministro".

2.

Esta passou-se comigo, numa altura em que fazia parte de um grupo de utilizadores de Linux. Perguntei simplesmente porque razão podia arrancar localmente uma máquina com Linux, um sistema considerado seguro, e ter acesso aos privilégios de administrador de sistema, sem me pedir qualquer palavra-passe.

A resposta foi um seco "Olha mais um paranóico da segurança."

Claro que nunca mais contribuí para nenhum grupo.