sexta-feira, abril 25, 2008

302. Arroz

Poucas notícias me tentaram tirar o sono como o racionamento de cereais nos Estados Unidos. ("Tentaram" porque é complicado tirar-me o sono, é coisa em que os jornalistas se têm de esforçar mais).

Agora vamos lá ver, racionamento de cereais num dos maiores produtores? Não faz sentido. Ao que parece os consumidores têm tentado açambarcar cereais, motivados pelas notícias da sua subida de preço, pelo que os comerciantes estão a começar a impor medidas restritivas.

A subida de preço está também a afectar os países mais ncessitados, com o preço a subir em flecha e tendo já começado a criar motins.

O aumento da procura é por outro lado motivado pelo aumento da procura do biodiesel, motivado pelo aumento astronómico do preço do petróleo, motivado por sua vez pelo aumento da procura nos chamados mercados emergentes da Índia e China.

No entanto, nunca se produziu tanto petróleo, ainda por cima agora que o Brasil descobriu uma reserva imensa - o que por sí não fez oscilar o preço do combustível.

Ou seja, mais do que nos preocuparmos com a Al-Qaeda, deveríamos preocupar a sério com os verdadeiros terroristas, que é quem define o preço do combustível e impede que surjam alternativas credíveis que não nos matem à fome...