sábado, outubro 18, 2008

405. Explicação da crise

Num qualquer tele-jornal alguém se deuao trabalho de construir uma explicação gráfica da crise económica mundial, com um apresentador a passear por entre dominós gigantes que caíam uns sobre os outros. Tudo muito bem, mas aquilo que me fez mais confusão foi o facto de que o primeiro dominó ter a expressão "Crise do Sub-prime", ou seja a falência do crédito imobiliário, ou seja que as pessoas deixaram de poder pagar ao banco, pelo que o banco executou hipotecas em massa, ficando sem liquidez.

A meu ver esta explicação peca por miopia. Quais as razões que levaram milhares de pessoas a ficar sem casa? Isto deve-se a um eventual aumento de desemprego aliado à subida da taxa de juros, que fez disparar os valores das prestações dos empréstimos.

E o que faz disparar os valores dos juros? Os mecanismos de controlo da economia. Sobem-se os juros para fazer diminuir a procura de dinheiro, diminuindo assim a inflacção.

E o que fez aumentar a inflacção? Creio que tudo tem a ver com a subida do preço do petróleo, motivada pelo aumento de procura nos mercados emergentes da Ásia (nomeadamente a China) e com a desestabilização da política internacional, causada pela desastrosa politica externa dos Estados Unidos, motivada por sua vez pelo 11 de Setembro.


Portanto, senhores da televisão, passem a dar a história completa, porque as pessoas precisam saber.