quarta-feira, outubro 22, 2008

409. Ideia peregrina

Tive esta ideia peregrina no sábado. Isto das "ideias peregrinas" começou nas crónicas do Markl, pelo que, rapaz, agradecia não ser acusado de plágio.

Deu no sábado o filme da Pantera Cor-de-rosa, um remake dos filmes da década de 60 e 70, protagonizados na altura por Peter Sellers. O filme actual, protagonizado por um esforçado Steve Martin, fazia um Inspector Clouseau demasiadamente centrado nos gags mecânicos e sem sentido, muito longe do génio de Peter Sellers, do non-sense inteligente.

A minha filha assistiu comigo ao filme e gostou. Eu, que sabia que original era vinte vezes melhor, fiquei com a ideia na cabeça de fazer uma selecção de filmes antigos e experimentar mostrar-los à malta nova, só para ver a reacção. Os míudos de hoje que perdem tempo a ver um filme na televisão só assistiram aos filme que estrearam nos últimos 3 anos, sem contar com as inúmeras repetições do Sozinho Em Casa.

Porque não dar filmes mais antigos, talvez até em preto e branco, quem sabe, (tremenda ousadia nos tempos que correm - papá, mamã, a TV avariou, não tem cor!... )

Antes no canal 1 tinhamos à quarta-feira um filme, ao qual assistia religiosamente. Por causa disso posso gabar-me de ter uma cultura cinematográfica "variada". Pelo menos conheço um pouco de tudo.

Portanto, que tal um abaixo-assinado contra o Sozinho em Casa?