segunda-feira, outubro 20, 2008

407. Definitivamente não é para velhos...

Perdi ontem duas horas e 2 minutos a ver o filme "Este país não é para velhos", filme realizado pelos irmãos Coen. Claro está que "perder" está aqui no melhor sentido da palavra.

E o que dizer sobre o filme? Talvez que não agrade a todos, principalmente a quem preferir o género de "fast-film", que não faça pensar. Neste filme fica tudo em aberto no final, não existindo um happy-ending ou um "unhappy-ending".

Como na vida real, o filme é definido por pequenos nadas, sendo o bom da fita denunciado por um comentário da sogra, enquanto que o mau da fita é abalroado por um carro que não respeita um semáforo.

Pelo meio, temos a perseguição de um psicopata a um veterano do Vietname por causa de dois milhões de dólares de dinheiro de um traficante de droga. A meio do filme, o perseguidor mata o traficante, pelo que a perseguição passa a ser pessoal, e por isso muito mais devastadora.

Gostei particularmente dos diálogos e do casting. Uma das vitimas do psicopata foi protagonizada por Woody Harrelson, imortalizado pelo seu papel de psicopata no filme Assassinos Natos, e filho de um homem condenado a prisão perpétua pelo homicidio de um juiz . Já o xerife Tommy Lee Jones , foi imortalizado pelo seu papel de xerife no filme O Fujitivo.

Por fim temos o espanhol Javier Barden, no papel de psicopata. E fá-lo de uma forma tal que em nenhum momento pensamos que ele, na realidade, nunca terá matado ninguém.

Só aconselhado a quem gostar de acção para digerir lentamente.